SAIBA TUDO SOBRE O CD/DVD DA BANDA SALDANHA AO VIVO

A BANDA SALDANHA

 

A Banda da Saldanha é uma instituição de organização e mobilização popular histórica de Porto Alegre. Muito mais que apenas uma banda de samba, já faz parte do patrimônio sociocultural da cidade. E como toda mobilização popular, nasceu dentro de uma comunidade, no bairro Menino Deus, há 33 anos. Fruto do que representa e promove até hoje, uma grande confraternização entre amigos.

História

Era 1975, aniversário de Pedro Diogo, hoje presidente da Banda, quando o amigo César Antônio Garcia Unanuê resolveu presenteá-lo com um barril de chop, que somado a muito samba e churrasco, resultou em uma festa completa.

 

No auge da alegria, o aniversariante e os amigos resolveram sair em desfile pela Rua Saldanha Marinho, no Bairro Menino Deus em Porto Alegre, levando muita diversão e samba por onde passaram. Nascia ali a tradição. Nos anos seguintes, no mesmo bar da rua Saldanha Marinho, a confraternização crescia e ganhava novos adeptos ao desfile, contagiando todo o bairro.

 

No feriado de 12 de outubro de 1978, os amigos decidiram fundar oficialmente a Banda da Saldanha. Já na década de 80, com o crescimento da mobilização, o desfile que já acontecia na avenida Getúlio Vargas, foi transferido para a avenida Érico Veríssimo. A festa não atraia apenas a comunidade local, mas sim pessoas de todos os cantos da cidade.

 

A partir de 2005 no dia 1º de maio, a multidão de mais de dez mil pessoas passou a desfilar também pela avenida Edvaldo Pereira Paiva, da Usina do Gasômetro até o Anfiteatro Pôr do Sol. Neste mesmo ano, a sede da Banda foi transferida do antigo bar para uma área cedida pela Prefeitura de Porto Alegre, em regime de comodato, localizada na Avenida Padre Cacique, onde permanece até hoje.

 

Ação Social

Os mais assíduos já sabem, em Porto Alegre o lugar de apreciar a tríade Samba, Churrasco e Solidariedade é na Banda Saldanha.

 

Ao longo dos anos, além de confraternizar entre si, com suas famílias e com amigos, os frequentadores da Banda passaram a contribuir para causas sociais importantes. Por meio do Pagode Solidário, evento realizado todas as sextas-feiras, são arrecadadas anualmente centenas de toneladas de alimentos não perecíveis, brinquedos e material escolar. O objeto que substitui o valor do ingresso, às sextas-feiras, varia conforme a época do ano. Normalmente a entrada é um quilo de alimento não perecível, que no inverno é substituído pela doação de um agasalho, na época de volta às aulas, material escolar e no Natal, o ingresso se caracteriza na doação de um brinquedo. São quatro etapas de arrecadação durante o ano.

 

Todo material arrecadado é distribuído para entidades filantrópicas e idôneas, que realizam a solicitação para a Banda. Cada pedido é analisado minuciosamente. Além disso, faz-se uma visita a cada local para verificar a veracidade das informações antes da efetivação da doação. A cada concessão, a entidade beneficiada preenche um recibo, acusando o recebimento do material, relacionando o que foi entregue.

RECEBA NOVIDADES E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS

SALDANHA NO RIO DE JANEIRO

Projeto Saldanha no Rio, já está consolidado no Calendário Oficial de Eventos do Rio de Janeiro, garantindo o samba e muita festa.

RESERVE SUA CHURRASQUEIRA

Possuímos as churrasqueiras comunitárias e móveis. Não há custo algum para o frequentador e não há necessidade de reserva prévia.

RESERVE SEU CAMAROTE

Garanta o seu camarote em um espaço personalizado. Basta ir à sede da Banda Saldanha nos dias de funcionamento, de segunda à sexta.

FACEBOOK

Curta a Banda Saldanha no Facebook e fique por dentro do que está acontecendo!

TWITTER

Fique sabendo em primeira mão notícias e novidades da Banda Saldanha, seguindo @bandasaldanha

YOUTUBE

Acompanhe as últimas exibições da Banda Saldanha. Confira bastidores, resportagens, ensaios e muito mais.